quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Método de Webster


Juntamente com Adams, em 1832, o senador Daniel Webster apresentava o seu método. Este método seria adoptado em 1842 e permaneceria durante 10 anos, voltando a ser utilizado entre 1901 e 1941.


1º Passo ¢ Calcular o Divisor Padrão.


2º Passo ¢ Calcular a Quota Padrão.


3º Passo ¢ Atribuir a cada Estado.
a sua Quota Inferior se a parte decimal da quota padrão for menor 0,5 (ou se a Q.P. for menor que a média aritmética das suas Q.I e Q.S.);
a sua Quota Superior se a parte decimal da quota padrão for maior ou igual a 0,5 (ou se a Q.P. for maior que a média aritmética das suas Q.I e Q.S.);

4º Passo ¢ Se o somatório das Quotas Arredondadas (por excesso ou por defeito, conforme o caso) for igual ao número de lugares a atribuir, este é, para cada Estado, igual á Quota Arredondada correspondente.

Se o somatório das Quotas Arredondadas for diferente do número de lugares a atribuir, então é necessário encontrar, por tentativas, um Divisor Modificado (para substituir um Divisor Padrão) de modo a calcular a Quota Modificada de cada Estado.


As Quotas Modificadas são de seguida arredondadas de acordo com o 3º passo obtendo-se assim as Quotas Modificadas Arredondadas cuja soma e exactamente o número de lugares a atribuir.

A cada Estado corresponde um número de lugares igual á sua Quota Modificada Arredondada.

Sem comentários: