quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Método de Hondt

Victor D'Hondt nasceu a, 20 de Novembro de 1841 em Ghent e faleceu a 30 de Maio de 1901 em Ghent, foi um jurista e professor de Direito Civil e de Direito Fiscal na Universidade de Ghent, foi adepto da representação proporcional Método de Hondt foi aplicado pela primeira vez nas eleições parlamentares de 1900, na Bélgica.

O método de Hondt, é hoje um dos mais utilizados em sistemas eleitorais em todo o mundo, incluindo Portugal

Para aplicar o Método de Hondt tem de se seguir o seguinte algoritmo:


1º Passo ¢ Apura-se, em separado, o número de votos recebidos por cada lista, no respectivo círculo eleitoral (não contando os votos nulos ou brancos);


2º Passo ¢ O número de votos apurado por cada lista é dividido sucessivamente por 1,2,3,4,5,etc. até ao numero de mandatos a atribuir (se necessário) sendo os quocientes ordenados por ordem crescente da sua grandeza, numa sequência de tantos termos quantos os mandatos atribuídos ao respectivo círculo eleitoral.


3º Passo ¢ Os mandatos pertencem as listas que correspondem os termos da sequência estabelecida no passo anterior, recebendo cada uma das listas quantos mandatos quantos os seus termos na sequência;


4º Passo ¢ No caso de restar um só mandato para atribuir e de os termos seguintes da sequência serem iguais e pertencerem a listas diferentes, o mandato cabe á lista que tiver obtido o menor número de votos.

1 comentário:

10º E disse...
Este comentário foi removido pelo autor.